O CAVALHEIRO DO SÉCULO XXI – UMA PERSPETIVA DE BIGODE MALANDRO
“Being a male is a matter of birth, being a man is a matter of age but, being a gentleman is a matter of choice.”
Escolhas. Talvez o facto mais certo de toda a nossa vida e, talvez o mais importante de todos. Para caracterizarmos o que é um Gentleman e quais as suas atitudes e papeis nos dias de hoje, temos de recuar um pouco e tomarmos consciência para o facto imutável de que TUDO é feito e vivido a partir de escolhas.
Ser do sexo masculino não garante, à partida, que um rapaz irá crescer e tornar-se num Gentleman e, a sociedade atual certamente não vai, por si só, modelar e promover as qualidades de um Gentleman nas gerações futuras. É um processo de mutação física e psicológica a transformação do rapaz num homem e, de seguida, o seu desenvolvimento até atingir o patamar de Gentleman.
Um Cavalheiro entende perfeitamente que a sua aparência, o seu comportamento e a sua forma de comunicar fornece informações valiosas sobre o seu caráter. Ele sabe que a sua “força” não vem dos treinos que faz no ginásio. Em vez disso, demonstra a sua verdadeira força através da sua forte integridade, poder de argumentação, inteligência e capacidade de saber adaptar-se a todo o tipo de contextos socioprofissionais.
Em boa verdade, um verdadeiro cavalheiro respeita todos os que se encontram em seu redor, desde a mulher que ama até ao idoso que precisa de ajuda para atravessar a estrada. Cuida de forma irrepreensível da sua aparência, é educado com todos aqueles que o mereçam e é gentil para todas as mulheres sem segundas intenções.
Um cavalheiro moderno tem de ser consciente e saber interpretar o mundo que orbita em seu redor, tem de ser maduro e tem de ser encantador. Podemos achar que o cavalheirismo tal como o interpretamos está “morto” mas tal não é verdade. Basta estarmos atentos e, depende única e exclusivamente de nós fazermos um esforço para o manter “vivo” e trazermos um pouco mais de respeito e carinho a este nosso mundo.
Mas, quais são as principais características dos Gentlemen?
1. Um Gentleman é generoso com o seu tempo, sabedoria e recursos. Ele está disposto a servir os outros e estende sempre a mão àqueles que precisam.
2. Um Gentleman vê a vida de uma forma otimista. O seu sentido de humor e os seus incentivos perante os outros atraem pessoas para o seu redor.
3. Um Gentleman é um eterno estudante. Mantém uma postura de aprendizagem e de escuta perante tudo o que é novo e encara a “mudança” como algo positivo.
4. Um Gentleman modela o seu caráter no modo como trata os outros. Demonstra respeito e responsabilidade nos seus atos custe o que custar. Honra a sua palavra, os seus valores e as suas atitudes e ações não são tomadas com base nas opiniões dos outros.
5. Um Gentleman tem boas maneiras e sabe aquilo que é apropriado. Consegue misturar-se em qualquer tipo de ambientes sociais e culturais com inteligência e sabedoria.
6. Um Gentleman tem confiança em si próprio. A sua postura e a sua linguagem corporal transmitem uma imagem forte e uma presença muito característica.
7. Um Gentleman escolhe sempre o outfit certo. Ele sabe exatamente qual a roupa mais apropriada para qualquer tipo de ocasião ou evento e sabe ainda que essa “imagem” pode ajudá-lo a atingir os seus objetivos e abrir portas para novas oportunidades.
8. Um Gentleman sabe falar e é um ótimo ouvinte. Ele sabe como criar empatia com os outros e como passar de forma mais eficaz a sua mensagem.
Ao contrário do que seria de esperar, não é assim tão difícil transformarmo-nos em Gentlemen. Basta querermos!
A nossa sociedade precisa de perceber e acolher os princípios básicos do cavalheirismo dado que a “arte” de se ser cavalheiro é relevante em todos os contextos da nossa vida e está acessível a todos os homens, quer sejam estes jovens ou maduros.
Lembre-se: O melhor investimento que pode fazer é em si mesmo! E, para nós, não importa o preço do fato que o leitor usa, mas sim o valor do homem que o veste!