top of page

10 Dicas para fazer boa figura num primeiro jantar com uma mulher.

O cavalheirismo revive em cada geração e vamos destacá-lo para o ensinar a impressionar uma mulher logo no primeiro jantar. As 10 dicas seguintes vão ajudá-lo a assumir a boa figura desde a saída à entrada no carro.

Grande parte das mulheres aprecia o cavalheirismo. As mulheres mais maduras, principalmente, adoram esse conceito. Se por alguma razão for jantar com uma mulher assim, não se esqueça de seguir os passos em destaque:

1. A porta do carro

Abra sempre a porta do carro a uma mulher, quer seja a sua namorada, esposa, mãe, sogra ou simplesmente o seu par para jantar. Esse gesto vai cair nas graças das mulheres, transmitindo-lhes charme e gentileza.

Caso essa mulher seja sua chefe ou colega de trabalho, apenas tome essa atitude se a sua intenção for seduzi-la. No entanto, estaria a quebrar uma das primeiras regras de um Gentleman: “não se envolva com a sua chefe, ou com uma colega de trabalho”.

Por outro lado, nunca abra a porta a um homem, a não ser que a sua profissão o exija (condutor de limousine ou bombeiro “socorrista” – caso a viatura esteja a arder).

2. O passeio

Durante o caminho para o restaurante ou para o local onde vão jantar, ofereça o seu braço. Na edição passada falamos deste gesto noutro contexto e, como vê, continua a ser importante.

Ao andar pelo passeio, coloque-se sempre do lado da estrada, evitando que os carros magoem a sua senhora ou molhem o seu vestido. Esta cortesia transmite proteção e as mulheres precisam de se sentirem protegidas. Por vezes, terá que trocar de posição consoante as ruas que percorre, para se manter do lado de fora do passeio. Faça-o sempre de forma discreta para a mulher não notar a sua intenção.

3. A porta do restaurante

Quer se trate de um homem ou de uma mulher, abrir a porta e ceder passagem é um gesto de boa educação e de extrema importância na definição da personalidade de um homem. No entanto, assumir esta iniciativa para uma mulher é puro sex-appeal.

Na eventualidade de abrir a porta e uma multidão aproveitar para passar, não fique de plantão durante a eternidade. Seja atento e cauteloso. O truque é observar a oportunidade certa para avançar sem que a porta se feche na cara de alguém.

4. O casaco

Ajudar a lady a tirar o casaco é um gesto importante num encontro e ficará perfeito se o jantar for em sua casa. Aborde-a pelas costas, segure gentilmente o casaco de modo a que ela o consiga tirar e encontre um bom sítio para o pendurar.

5. A cadeira

Não se sente já! Primeiro puxe a cadeira dela para se sentar e ajude-a a ajustar-se à mesa. Qualquer mulher vai apreciar essa iniciativa e proferir um comentário sobre a sua atitude. É a sua deixa para lhe piscar o olho, como se essa atitude fosse habitual.

6. O guardanapo

Ao que se sabe ainda não existe explicação lógica, mas assim que se senta, deve colocar o guardanapo no seu colo e mantê-lo até ao final da refeição. Se o guardanapo cair, não o pegue de novo, peça outro ao garçom, caso esteja num restaurante. O mesmo acontece com a colher, faca, garfo, copo, prato, comida, sobremesa, etc. Não existe a regra dos 3 segundos, o que cai ao chão fica no chão. Nunca descuide nos cuidados de higiene.

7. A hora da refeição

Existem imensos livros sobre etiqueta à mesa, quando for jantar com o presidente compre um, até lá siga as nossas indicações:

I. Se observar mais do que um garfo na mesa significa que vai ser servido mais do que um prato. O garfo que deve usar primeiro é o de fora. Á medida que for terminando cada refeição deixe-o no prato.

II. Guarde a faca. Os garfos pequenos são para a salada, os grandes para o jantar e os minúsculos para as delícias do mar. As colheres pequenas são para o café e as grandes são para a sopa.

III. Por um motivo que não vai querer experimentar, deve servir a sopa com o prato bem longe de si.

IV. Antes de fazer o pedido: Procure conhecer os paladares preferidos da sua convidada ou até mesmo a gastronomia da sua cultura, para não surgir aquela pergunta de cara feia: “O que é isso?”.

V. Enquanto estiver a comer lembre-se disto:

-Sente-se direito, com os cotovelos fora da mesa

- Corte os alimentos em pequenas porções, mastigue com a boca fechada e não fale com comida na boca.

- Não deixe cair nada no seu colo.

8. As bebidas

O álcool não está proibido, caso a senhora esteja disposta a acompanhá-lo. Poderá optar por um bom vinho, tendo sempre em consideração o prato pedido.

Caso o álcool não faça parte das suas opções, sinta-se à vontade e pergunte-lhe o que ela prefere e acompanhe-a nessa escolha, mesmo que ela diga que não precisa de o fazer.

9. A conta

Por norma quanto mais uma mulher se produz para jantar consigo, mais ela espera que tome a iniciativa e pague a conta. O “pagar a conta” é um ato de cavalheirismo bastante reconhecido e faz com que a mulher se sinta tratada como uma verdadeira rainha.

Assim que terminar a refeição e estiver pronto para sair, peça a conta e puxe da carteira imediatamente. Se ela sugerir que paga, não lhe ligue e continue. Caso continue a insistir, mantenha a sua atitude. Pode formalizar a piada: “Pagas então o próximo” – sorrindo. Isso deixará no ar um novo convite. Olhe que mulheres destas são raras.

10. A saída

À saída pegue o casaco dela e ajude-a com as mangas. Mais uma vez abra a porta e deixe-a sair à sua frente. Na mesma lógica do ponto 3, mantenha-se do lado da estrada ao longo do trajeto de volta para o carro. Abra a porta do carro à sua senhora, espere que ela se sente, feche a porta delicadamente e dirija-se para o seu lugar. Como um cavalheiro impressiona sempre, não se esqueça de entrar com um sorriso como o do James Bond.

No final da noite, ao deixá-la em casa, sinta-se satisfeito com um simples “boa noite”. Esteve perfeito ao jantar e suas maneiras foram dignas de um Gentleman.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page