O RÉVEILLON PELO MUNDO Conheça as principais tradições de cada país e entre no novo ano com novos co
Existem hábitos transversais e comuns às comunidades europeias, desde os jantares com amigos e familiares, os clássicos ajuntamentos de rua, o beber champanhe e os beijos aos mais queridos. Mas um olhar mais de perto permite-nos conhecer alguns hábitos invulgares e originais por todo o mundo.
Vai querer viajar este ano?
Conheça as principais tradições e deixe-se levar pelo espírito renovador de cada país.
ESPANHA
À semelhança dos portugueses, os espanhóis, têm a tradição de celebrar as 12 badaladas. Na sua maioria, optam por uvas e não passas.
Na capital, Madrid, a meia-noite é passada na Puerta Del Sol e só depois vão festejar para as discotecas e bares.
BRASIL
Nesta altura do ano, no Brasil é verão e o tempo está quente, por isso, a passagem de ano é celebrada na praia.
O destino mais conhecido é Rio de Janeiro e a praia de Copacabana, onde milhares de pessoas assistem aos espetáculos, concertos e o famoso fogo-de-artifício.
Um dos rituais obrigatórios em nome de Yemanjá, é vestir roupa branca e atirar flores ao mar depois de saltar 7 ondas.
FINLÂNDIA
Na Finlândia, a tradição é prever o novo ano através do derreter de uma ferradura.
As pessoas compram pequenas ferraduras em estanho e derretem-nas numa frigideira. O estanho derretido é vertido em água gelada, solidificando com uma forma arbitrária.
Cada pessoa analisa e interpreta as parecenças da forma adquirida e tenta perceber, assim, os seus significados (felicidade, amor, tristeza, dinheiro, etc.).
DINAMARCA
Na Dinamarca é tradição assistir ao discurso de Ano Novo da Rainha na televisão, às 18h em ponto, e brindar com champanhe.
Posteriormente, o jantar é realizado numa mesa decorada com chapéus, cornetas, e crackers (tubos de confettis). À meia-noite, juntamente com os cânticos e o champanhe, come-se bolo de maçapão e rebentam-se os crackers na rua, enquanto assistem ao fogo-de-artifício.
IRLANDA
Os irlandeses adoram beber na noite de passagem de ano mas, além das atividades relacionadas com o álcool, existem outras tradições. Um dos costumes mais antigos destina-se às raparigas jovens que devem dormir com azevinho debaixo da almofada, na esperança de encontrarem o amor da sua vida no Ano Novo.
Em County Kerry (numa vila conhecida como Portmagee), celebra-se o ano velho em vez do ano novo, festejando tudo o que aconteceu no ano anterior, com música e dança.
Por outro lado, muitas pessoas dirigem-se à ilha de Achill, para desfrutarem de um dos últimos pores-do-sol da Europa e admirarem o último de cada ano.
Outra das tradições mais célebres na Irlanda é o mergulho nas águas geladas do Atlântico na manhã de dia 1 de janeiro. Um ritual cumprido apenas pelos mais corajosos. E você, atrevia-se?
REINO UNIDO
Se quer impressionar os habitantes locais do Reino Unido, estude a música “Auld Lang Syne” e cante-a nessa noite. À meia-noite, todos os britânicos saem à rua, cantando e dançando esta melodia!
Se o seu destino for Londres, vai assistir a um dos Réveillons mais famosos do mundo, com o espetacular fogo-de-artifício nas margens do Rio Tamisa, ao som das badaladas do Big Ben.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
A principal tradição nos Estados Unidos é o Beijo da meia-noite. Em Nova Iorque, a zona mais conhecida é Times Square, onde a contagem decrescente é celebrada com a descida da célebre “Eve Ball” que explode assim que se entra no novo ano. O Réveillon é sempre festejado com grande euforia e animação.
FILIPINAS
Um dos rituais mais curiosos realiza-se nas Filipinas, onde a população têm o hábito de utilizar uma peça de roupa “às bolas”. Os filipinos crêem que, uma vez que as bolas se assemelham à forma das moedas, terão um ano mais próspero e financeiramente mais rico. A peça deve ainda ter bolsos para guardar algumas moedas.
FRANÇA
Em França, a comemoração mais conhecida concretiza-se na Avenida Champs-Elysées, em Paris, com um grande fogo-de-artifício e um brinde com flutes de champagne.
ITÁLIA
Na noite de ano novo é habitual usar roupa interior de cor vermelha, tendo como costume oferecer cuecas vermelhas às mulheres, desejando-lhes um ano feliz, apelando aos talentos de “amante latino” dos italianos!
Como forma de simbolizar o esquecer do passado e a renovação de uma vida, é comum entre os italianos atirarem pelas janelas os objetos que já não precisam e não têm utilidade (roupas, pratos, acessórios…). Adicionalmente, escrevem-se os desejos para o novo ano num papel e atiram-se para uma lareira, para que se tornem realidade.
PORTUGAL
Em Portugal a tradição mais comum é o celebrar das 12 badaladas, comendo 12 passas ao mesmo tempo que se pedem 12 desejos, para os próximos 12 meses.
Por norma, a noite começa com um jantar entre amigos e familiares, com comidas típicas e doces da época, decorrendo em grande animação até à chegada da meia-noite.
Entre as várias tradições, existem algumas que se evidenciam mais em certas regiões e/ou famílias, mas as mais comuns são:
- Escolher a cor da roupa interior, de acordo com os desejos para o próximo ano. Por norma a roupa interior azul é a favorita, prometendo sorte para o ano novo (a roupa interior deve ser oferecida).
- Usar uma peça de roupa nova.
- Saltar de uma cadeira com dinheiro na mão, no bolso ou no sapato;
- Fazer barulho com testos de panelas, buzinas ou apitos, para afastar o mau olhado.
- Saltar ou entrar num local com o pé direito.
- Brindar com espumante.
- Lançar fogo-de-artifício.
- Beijar o seu companheiro.
- Dar um mergulho no mar à noite ou no dia seguinte.
- Cantar as Janeiras.
VEJA MAIS NESTA EDIÇÃO EM:
https://issuu.com/bgentlemanmagazine/docs/bgentleman_magazine_dezembro_16