top of page

CRONICA D'O BIGODE JAN17 “NOVO ANO, NOVO HOMEM”

“Style is a way to say who you are without having to speak.”

Chega um momento na vida de cada homem em que viver se torna uma arte. E quando se dá essa mudança estamos finalmente preparados para dar valor aos pequenos detalhes que nos permitem desfrutar um pouco mais do que o mundo nos tem para oferecer.

Geralmente, esta mudança dá-se no momento em que nos apercebemos de que a “qualidade” é mais importante do que a quantidade. E é nesse momento que começamos a perceber que temos uma imensidão de realidades e situações para estudar e aprender, se nos quisermos desafiar constantemente.

Ser um cavalheiro inclui a compreensão para a realidade de que é necessário melhorar continuamente a nossa maneira de ser para que o nosso “eu” de amanhã seja sempre uma versão mais evoluída do nosso “eu” de hoje.

Nós, enquanto cavalheiros, devemos esforçar-nos ao máximo para melhorar a forma como tratamos os outros e ainda devemos ter a obrigação de representar da melhor maneira o estilo de vida de um Gentleman.

Temos a obrigação de ser um exemplo para o mundo!

Classicamente, o aproximar de um novo ano é a altura ideal para fazermos uma retrospetiva de tudo o que fizemos (ou na maior parte dos casos, do que não fizemos) e construímos um ponto de partida para os objetivos do ano que se avizinha.

A questão é: Porque é que continuamos constantemente a não cumprir a 100% o que definimos para o novo ano?

A resposta para mim é clara! Considero que seja um misto de dificuldades que não estavam previstas, com a conhecida “preguiça tuga” e ainda com a definição de objetivos impossíveis de alcançar.

Assim, em vez de vos apresentar um conjunto de resoluções de ano novo politicamente corretas irei simplesmente apresentar-vos aquilo que eu defini para mim como algo que quero manter para lá do novo ano:

1. Sofisticar a minha bebida de assinatura (Old English) – se ainda não têm nenhuma comecem de imediato a provar bebidas diferentes, esqueçam os “shots”, os “Whiskey Cola” e os “Vodka Redbull”.Percebam que é mais importante e divertido experimentar sabores/aromas novos e refinados do que beber qualquer coisa simplesmente para ficarem alterados.

2. Responder sempre a tudo o mais rapidamente possível – seja uma simples mensagem, um e-mail ou uma chamada telefónica. Mesmo que seja algo mais negativo devemos sempre ser claros e, dentro do possível, responder prontamente. A pior coisa que podemos fazer é deixar alguém sem resposta. Sim, já nos aconteceu a todos e sabemos o quão tortuoso isso é para a nossa cabeça.

3. Aumentar a frequência com que estou com a minha família e amigos – é normal e todos percebemos que a “vida” torna difícil o número de vezes com que falamos ou estamos com as pessoas de quem mais gostamos, mas isso não pode significar que nos desleixemos. É importante que haja sempre tempo para nos rodearmos de quem nos faz feliz e de quem ajudou a moldar aquilo que somos hoje.

4. Ser ligeiramente mais pontual – apesar de por vezes ser impossível cumprir todos os “deadlines” temos que ter consciência que cumprirmos prazos e chegarmos a tempo e horas aos “eventos” dos quais fazemos parte mostra aos outros o valor que damos ao seu tempo e ao seu esforço/trabalho – é um sinal de respeito por tal. Caso vejamos que não iremos conseguir cumprir com o definido devemos contactar quem está a contar connosco.

5. Colocar algum dinheiro de parte para uma extravagância – não se trata de um caso em que tenha necessidade de poupar para algo em particular mas, apesar de considerar que poupar para um “imprevisto” é bom, considero também que é bom ter algum “plafond” para aqueles momentos em que queremos partir para a aventura.

6. Controlar o discurso com maior critério – deixar “fugir” um palavrão de vez em quando não vai fazer com que o mundo acabe mas, se fizermos disso o nosso padrão de discurso vai fazer com que quem nos ouça interprete que nós somos uma pessoa negativa e torna-nos pouco imaginativos e com falta de respeito perante quem nos rodeia.

Como podem ver, são apenas seis resoluções, muito fáceis de serem cumpridas com sucesso e que, de forma geral, irão contribuir para que eu consiga evoluir como pessoa tanto a nível pessoal como profissional.

Nas próximas crónicas irei aprofundar um pouco mais algumas destas minhas resoluções para poder partilhar convosco a minha opinião sobre a importância que alguns temas têm para a nossa vida e para o modo como nos relacionamos com os outros.

Decidam fazer do ano de 2017 o ano do Gentleman. Não mudem simplesmente porque entramos num novo ano. Mudem porque querem ser melhores, melhores homens, melhores pais, melhores irmãos, tios, namorados ou maridos. Vamos ser francos, existem várias coisas que as gerações anteriores simplesmente faziam melhor do que nós! Não interpretem isto como sendo um discurso ultrapassado, antiquado ou uma perda de tempo, percebam antes que melhorar-vos a vós mesmos é algo intemporal e que irá ficar convosco para sempre.

Aproveito para desejar a todos um ótimo 2017 e que a vossa ambição e persistência vos levem a atingir todos os vossos objetivos!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page